NPJ 2021-04-14T10:52:08-03:00

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)

O Núcleo de Práticas Jurídicas Dr. José Almir Claudino Sales, proporciona aos cidadãos, a oportunidade de solucionar problemas com excelência, segurança e celeridade. Afasta conflitos que são vistos como meio de desafronta, aflição, insegurança e desagregação social.

O NPJ da FPO proporciona, ainda, ao acadêmico de Direito, a ampliação de uma visão crítica da realidade social, bem como o de um espírito de solidariedade. É uma oportunidade que o acadêmico tem de correlacionar a teoria com a prática jurídica, oferecendo serviços gratuitos de assistência jurídica e, encaminho para o Núcleo Integrado de Saúde da FPO, os casos pertinentes para o acompanhamento psicológico e social, à população reconhecidamente carente. É quando o estudante de Direito desenvolve o raciocínio jurídico de argumentação e de persuasão.

O NPJ promoverá atividades de práticas jurídicas nas disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório (Prática Jurídica I, II, III e IV) nas áreas do Direito: Cível; Trabalhista; Empresarial e Penal, além de outras que constituem o Currículo Pleno adotado para o Curso, capazes de proporcionar ao acadêmico a operacionalização de situações ora simuladas, ora reais quando inseridas no dia a dia da comunidade em seu contexto sócio cultural, a exemplo, audiências simuladas; júri simulado; negociação, mediação e conciliação; visitas orientadas; entre outras, em consonância com o campo de prática onde o acadêmico(a) do Direito atua e pode aferir o embasamento teórico adquirido via competências e habilidades deferidas ao seu perfil acadêmico.