SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da FPO foi fundado em 05 de agosto de 2019. Agregado ao Núcleo Integrado de Saúde, o serviço é composto pelas práticas das disciplinas de Estágio Específico em Psicologia I, II e III, bem como por atividades de pesquisa/iniciação científica e extensão vinculada ao Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Princesa do Oeste.

O SPA é composto por atividades de práticas e de extensão: Avaliação Psicológica (testoteca); Atendimentos Clínicos (psicoterapia individual e de grupo) a fim de contemplar as duas grandes áreas de atuação profissional do Curso: Processos Clínicos e Saúde Coletiva e Psicologia Social e Processos Educacionais.

O SPA, apesar de recente em fundação e atividades, caracteriza-se, portanto, como o maior e mais completo centro de serviços de Psicologia da região dos Sertões de Crateús.

 

OBJETIVOS


O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) terá como objetivo formar o(a) aluno(a) estagiário(a), desenvolvendo as seguintes habilidades e competências:
  • Conhecimento das diferentes abordagens teóricas e técnicas que fundamentam o exercício clínico;
  • Desenvolvimento da capacidade de observação do comportamento e dos fenômenos psicológicos;
  • Desenvolvimento do acolhimento e empatia na relação psicólogo (a) – cliente;
  • Escuta qualificada e análise da demanda apresentada pelo cliente, constatando as conexões, sobreposições e divergências;
  • Manejo Clínico que compatibilize um embasamento teórico com a capacidade técnica e o senso ético no desenvolvimento de suas atividades de avaliação, intervenção e pesquisas psicológicas.
  • ESTRUTURA FÍSICA

    O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) localiza-se na rua Cel. Lúcio, Nº600, no centro comercial de Crateús-CE. Funcionando desde 1º semestre de 2020, o Núcleo Integrado de Saúde Professora Machadinha/Serviço de Psicologia Aplicada é composto por: salas de atendimento individual, atendimento infantil, atendimento familiar e atendimento em grupo, sala especifica com vídeo monitoramento audiovisual para o uso de atividades especificas, testoteca, coordenação do SPA, sala de supervisão, sala de estagiários, sala para arquivo estático, secretaria/recepção, sanitários WC feminino, masculino e PNE, copa, área de convivência, entrada especifica para funcionários supervisores e estagiários, alem de toda uma estrutura adaptada aos portadores de necessidades especiais.

    CARGA HORÁRIA

    A carga horária estipulada para o Estágio Específico em Psicologia é de 560 (quinhentos e sessenta) horas, sendo a carga horária mínima necessária para sua realização;

    As instituições conveniadas ou o Serviço de Psicologia Aplicada podem solicitar em função de suas características e necessidades, variações nesta carga horária de acordo com seus próprios critérios, para além do exigido em cada período do Estágio Específico.


    HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
  • O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) funciona operacionalmente de segunda-feira à sexta-feira das 08 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.
  • O SPA, na sua qualidade de prestador de serviços comunitários, entra em recesso de suas atividades apenas entre os dias 24 de dezembro a 1º de janeiro.
  • O CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA

    O Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Princesa do Oeste (FPO) foi autorizado pela Portaria Ministerial Nº 1040, de 23/12/2015 – DOU de 24/12/2015, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior e os Padrões de Qualidade para Cursos de Graduação em Psicologia – DEPES/SESu/MEC e do Conselho Nacional de Saúde com o Parecer Nº 093/2015. possui como meta central formar profissionais com visão generalista, humanista, ética, crítica, reflexiva e interdisciplinar, capazes de agir de forma ativa e inovadora nos diferentes campos de atuação da Psicologia.

    Além disso, visa também a investigação dos fenômenos humanos, sociais, educacionais e de saúde, sob ótica epistemológica e a partir de uma práxis transformadora, por meio do ensino, pesquisa e extensão em Psicologia.


    Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada-SPA

    Prof. Esp. Levy Alves de Sousa

    levy.alves@fpo.edu.br