ENADE

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Faculdade Princesa do Oeste

ENADE EDIÇÂO 2024

O que é o ENADE?

    O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

    INFORMAÇÕES GERAIS

    O ENADE É OBRIGATÓRIO?


    O Enade é componente curricular obrigatório, sendo a regularidade do estudante
    perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação, conforme
    determina:

    A Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004
    Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm

    Portaria Normativa Nº 840, de 24 de agosto de 2018


    Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e
    Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP referentes à avaliação de instituições de
    educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.
    https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas
    /2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018.pdf

    • No histórico escolar do estudante deverá constar a situação de regularidade, atestada
    pela efetiva participação do estudante ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo
    MEC, nos termos do artigo 58 da Portaria Normativa MEC n° 840, de 24 de agosto de 2018.

    • Por ser considerado componente curricular obrigatório, a participação ou dispensa no
    Enade, é condição necessária para conclusão do curso de graduação.

    • Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de
    regularidade, nos termos do Edital, ficarão em situação de irregularidade perante o
    Enade e só poderão colar grau quando a regularidade correr por ato do Inep (data
    prevista em Edital - 1º de agosto de 2024).

    A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante:


    • não comparecer ao Exame, e não obter dispensa oficial conforme referência normativa;

    • não preencher o Questionário do Estudante;

    • tiver o registro de participação indevida na prova.

    QUEM PARTICIPA DO ENADE NA FPO E QUAIS SÃO SUAS ATRIBUIÇÕES?

    Toda a comunidade acadêmica deve estar atenta ao seu papel durante a realização do ciclo avaliativo.

    Pesquisador Institucional - PI

    • Encaminhar as comunicações oficiais do Inep sobre o Enade tão logo sejam recebidas
    • Apoiar os cursos na interlocução com o Inep
    • Fornecer relatórios e documentos relativos ao Enade
    • Publicizar os resultados do Enade
    • Divulgar e orientar as Unidades Acadêmicas sobre as diretrizes, prazos e procedimentos afetos ao Enade
    • Assessorar as coordenações de curso no processo de inscrição dos estudantes habilitados ao Enade.
    • Cadastrar no SIG a Edição do Enade e vincular os cursos avaliados.

    Fornecer, mediante solicitação do Coordenador(a) do Curso, relatórios com dados
    de estudantes para subsidiar a decisão das coordenações quanto à habilitação de acordo com
    os critérios estabelecidos no Edital do ciclo avaliativo.

    Coordenador (A) do Curso Avaliado

    • Conferir junto à PI o enquadramento do curso.
    • Manter-se atualizado (a) sobre as informações relativas ao Enade por meio da leitura do Edital e demais instrumentos legais, bem como das comunicações feitas pela DADE e PI.
    • Executar todas as ações que lhe são atribuídas em Edital.
    • Promover ampla divulgação do Exame junto ao corpo discente
    • Realizar o levantamento dos estudantes habilitados a partir de relatórios específicos solicitados à DGTI.
    • Orientar e acompanhar os estudantes em todas as etapas do Exame, mantendo registro do acompanhamento e contato com os estudantes.

    Enviar à SECRETARIA ACADÊMOICA, o relatório final com a situação dos estudantes (regular ou irregular) ao término de todos os prazos recursais e manter o registro destas informações em condições adequadas de conservação e acesso como parte do acervo de documentos do curso.

    Direção Acadêmica

    • Organizar a interlocução institucional com os estudantes.
    • Organizar, em colaboração com as coordenações de cursos, ações para conscientização da relevância do Exame para a avaliação dos cursos e da Universidade, apresentando possibilidades de familiarização do estudante com o tipo de prova e mecanismos de avaliação do Enade.
    • Manter registro das ações de divulgação e dos relatórios gerados pelo Enade por se tratar de regulação do curso.

    Estudante do Curso Avaliado

    • Tomar ciência do Edital e executar, dentro dos prazos, todas as ações que lhe forem atribuídas.
    • Acessar o Sistema Enade e preencher o cadastro.
    • Preencher com atenção e responsabilidade o Questionário do Estudante
    • Realizar a prova no dia estabelecido no Edital
    • Solicitar dispensa de prova, se for o caso, de acordo com os termos e prazos do Edital
    • Acompanhar a divulgação de seu resultado pelo Inep.

    Secretaria Acadêmica

    • Registrar no histórico escolar a situação de regularidade do estudante no Enade, em conformidade com a legislação vigente, de acordo com os relatórios fornecidos pelo Coordenador (a) do Curso.
    • Cuidar para que nenhum estudante cole grau sem o devido registro de sua situação perante ao Enade.
    QUAIS OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DO ENADE?


    O Enade é composto por quatro instrumentos de coleta de dados, sendo três deles preenchidos pelo estudante e um pelo
    coordenador do curso avaliado.

    A Prova


    A prova do Enade destina-se a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos
    nas Diretrizes Curriculares Nacionais do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às
    exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao
    âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
    As provas são compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma parte de
    Componente Específico, própria de cada área de avaliação.

    Formação geral – 10 questões (1 discursiva e 9 de múltipla escolha), comuns a todas as áreas de avaliação. A concepção dos itens é balizada pelos princípios dos Direitos Humanos. As questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

    Componente específico – 30 questões (1 discursiva e 29 de múltipla escolha), próprias de cada área de avaliação, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

    Para sua realização, são garantidos o(s) recurso(s) de acessibilidade e/ou o Tratamento pelo Nome Social ao estudante que o(s) solicitar, comprovando, para tanto, a necessidade nos termos do Edital publicado a cada ciclo avaliativo.

    O Inep disponibiliza em seu sítio eletrônico as provas, os gabaritos e os padrões de resposta. Para acessar as avaliações

    O Questionário do Estudante


    O Questionário do Estudante tem por objetivo levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e
    o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e
    para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.


    O preenchimento completo do Questionário é um dos elementos para a caracterização da efetiva participação do
    estudante no exame, sendo objeto de verificação no processo de atribuição de sua regularidade perante o Enade O
    preenchimento também é requisito necessário para a visualização do local da prova. É responsabilidade do estudante e
    da IES acompanharem a situação do preenchimento desse instrumento. O Sistema Enade disponibiliza ao Coordenador
    de Curso ferramentas para acompanhar o status do preenchimento do questionário pelos estudantes inscritos. A
    identidade dos respondentes é mantida em sigilo.


    O Questionário deverá ser preenchido pelo estudante habilitado concluinte inscrito, ainda que não vá fazer a prova, em
    razão de uma das ocorrências para dispensa da realização da prova previstas em Edital. A regularização da situação
    dos estudantes perante o Enade somente será possível, se referido instrumento tiver sido preenchido. Para acessar os
    Questionários do Estudante dos anos anteriores

    Questionário de Percepção de Prova


    Destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando,
    também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.


    Questionário do Coordenador de Curso


    Destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos
    processos formativos, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.


    SISTEMA ENADE

    As ações de estudantes, coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais ocorrem exclusivamente em
    ambiente de acesso restrito no Sistema Enade, por meio de autenticação, com o uso de login e senha pessoal e
    intransferível, disponível no endereço: enade.inep.gov.br

    O Sistema Enade é gerenciado pelo Inep. Qualquer problema com o Sistema deve ser reportado ao Inep com uso dos canais oficiais de atendimento ao público:

    Atendimento telefônico: 0800 616161
    Autoatendimento do Fale Conosco:
    https://mecsp.metasix.solutions/portal
    ORIENTAÇÕES PARA COORDENAÇÕES DE CURSO E ESTUDANTES

    • O Coordenador de Curso deve manter contato constante com os estudantes para orientá-los e acompanhá-los durante o processo avaliativo. A inclusão de técnicos ou docentes pode ser solicitada pela coordenação. Orientações pontuais e lembretes de prazos podem ser encaminhadas por lista de e-mail ao PI.

    • Os estudantes dos cursos avaliados devem manter seu e-mail institucional ativo e operante para receber as comunicações da coordenação e devem ficar atentos à pagina da INEP e da FPO para ter conhecimento de todas as informações divulgadas


    ENADE ORIENTAÇÕES - INEP:
    https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade/orientacoes

    FPO: https://fpo.edu.br/

    CICLOS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE


    O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior
    (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em
    cada área será trienal.

    Áreas:

    • Ano I – Cursos de bacharelado nas áreas de Saúde, Engenharias, Arquitetura, Urbanismo, Ciências Agrárias e áreas afins. (Edição 2023)

    • Ano II - Cursos de bacharelado e licenciatura nas áreas de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes e áreas afins.

    • Ano III - Cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

    Eixos Tecnológicos:

    • Ano I - Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

    • Ano II - Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

    • Ano III - Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.